sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

"Credibilidade da Justiça está a desaparecer" Juiz Desembargador Eurico Reis

Partilhar



A juntar à lentidão, a Justiça enfrenta agora mais um problema, o da credibilidade, adverte o juiz desembargador Eurico Reis, da Associação para o Progresso do Direito, que promove esta sexta-feira uma reflexão sobre o sector.

A Associação para o Progresso do Direito leva a cabo esta sexta-feira uma acção reflexão sobre o papel dos juízes na sociedade e também sobre a própria carreira dos magistrados judiciais.

Em entrevista à Renascença, o juiz desembargador Eurico Reis diz compreender a desconfiança da sociedade em relação à Justiça.
Para o magistrado, esta reflexão não poderia vir em melhor altura.
O Estado a que a Justiça chegou não é culpa exclusiva dos juízes. As Investigações são mal feitas e vêm parar à praça publica, sublinha Eurico Reis.
O juiz desembargador critica, por exemplo, o excesso de escutas como meio principal de prova. “O que nós precisamos é de investigações sérias e profundas, que não venham para a rua, que não façam folclore, que investiguem a sério, que não usem as escutas como meio essencial de prova”.
No entanto, Eurico Reis considera que os juízes também dão maus exemplos, como o julgamento do processo Casa Pia que se arrasta há cinco anos.

Fonte

Sem comentários: