terça-feira, 24 de novembro de 2009

Presidência espanhola da União quer observatório para a violência doméstica

Partilhar

A presidência espanhola da União Europeia quer criar um observatório europeu para a violência doméstica. Em Lisboa, o secretário espanhol dos Assuntos Europeus defendeu ainda uma «ordem de protecção europeia» contra este crime.

A presidência espanhola da União Europeia, que vai entrar em funções em Janeiro, pretende criar um observatório europeu para a violência doméstica e que seja possível deter no espaço europeu quem seja acusado deste crime.

De passagem por Lisboa, o secretário de Estado espanhol dos Assuntos Europeus quer que a União Europeia olhe com atenção «para esta tragédia tão grande, a maior tragédia da nossa sociedade, seguramente a maior de todas».

Para além da criação do observatório, Diego Lopez Garrido pretende formar uma «ordem de protecção europeia» contra a violência doméstica e que os acusados deste crime sejam tratados de uma forma semelhantes aos terroristas.

«Conseguimos na Europa que quando um juiz emite uma ordem de detenção a um terrorista esta ordem aplica-se em todos os países da União. Temos também de conseguir uma euroordem contra esse terrorismo, que é o terrorismo contra a mulher», explicou.

Este governante, que prometeu uma estreita colaboração com o novo presidente do Conselho da União Europeia, quer ainda que a presidência espanhola da União Europeia represente «o começo de uma etapa que esteja presidida pela tolerância zero contra a violência» doméstica.

AUDIO

FONTE: TSF

Sem comentários: